Ah a lista de convidados! Não existe item do check-list do casamento que dê mais trabalho. A dificuldade de conciliar a quantidade de pessoas que se deseja convidar com a verba disponível no orçamento é de fazer muitos noivos e noivas perderem o sono. Hoje vamos falar sobre os erros comuns cometidos na construção da lista de convidados para você não cair em nenhum deles.

1. Deixar que a opinião de outras pessoas influencie

É comum que familiares e amigos – em especial as mães dos noivos – deem suas opiniões em relação a quem acham que deve ou não estar na lista de convidados. Isso é mais frequente ainda quando os pais ajudam financeiramente na realização da festa. Como essa situação coloca os noivos numa saia justa, muitos acabam cedendo e fazendo as vontades dos outros para não desagradá-los. Isso é um erro pois os noivos deixarão de convidar um amigo para ter na festa uma pessoa que não é tão próxima deles. O ideal é ser firme e ter muito jogo de cintura para não ceder às vontades dos outros, correndo o risco de estourar o orçamento.

2. Não plantar os pés no chão

A festa de casamento é a realização de um sonho e precisa ser tratada como tal. No entanto, não se pode achar que está num conto de fadas. É preciso plantar os pés no chão e ser realista. Defina qual é o orçamento disponível e qual a porcentagem que será dedicada para cada item da festa. Ao fazer a sua lista, tenha em mente quantas pessoas podem ser convidadas sem que o orçamento seja desrespeitado.

3. Convidar por educação

Esse é um erro que pega muitos noivos desavisados. Uns pensam que se convidou uma pessoa, precisa convidar a outra, por educação. Outros convidam todos os colegas de trabalho. Para não ficar chato. O casamento é um momento muito especial e íntimo para os noivos. Não se sinta na obrigação colocar alguém na lista de convidados só por educação.

4. Esquecer-se dos acompanhantes

É aqui que mora um dos maiores motivos para as listas saírem do controle. Os noivos precisam analisar cada caso. Algumas situações frequentes:

  • Os noivos não querem a presença de um acompanhante ou não podem convidá-lo por questões orçamentárias.

O que fazer? É importante conversar com o convidado, explicar a situação e garantir que ele não ficará chateado.

  • Pessoas que gostariam de levar um acompanhante e que, se não puderem fazê-lo, podem não ir à festa por se sentirem deslocadas.

O que fazer? Se esta pessoa é muito importante para o casal, vale convidar o acompanhante. Se não, vale cogitar se o convite realmente precisa ser feito.

  • Esquecer dos acompanhantes

O que fazer? Ao montar a lista de convidados, vale tomar um tempinho extra para lembrar quem tem um acompanhante para levar. Vale entrar nas redes sociais para refrescar a memória e até deixar um convite em aberto para aquele amigo que sempre troca de acompanhante, mas nunca está sozinho.

5. Errar no local da festa

Só depois de ter a quantidade de convidados em mãos é hora de procurar o local. Ele não pode ficar nem muito vazio nem muito cheio e deve receber os convidados confortavelmente para que tenham espaço para sentar e circular tranquilamente.

Gostou deste texto? Ele foi preparado com muito carinho para lhe ajudar e, se ficou alguma dúvida ou se você quer compartilhar como está sendo a sua experiência de montagem da lista de convidados, você pode comentar aqui embaixo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu