Quem vê toda aquela fofura de fora não imagina o que eles superaram para estar ali. Estamos falando das damas e pajens. A presença deles não é obrigatória. Tudo depende da vontade dos noivos. No entanto, não há quem discorde que ver aquelas criaturinhas na passadeira é irresistível. Eles são capazes de amolecer o coração de qualquer um. Por outro lado, o convidado que está assistindo a cerimônia derretido feito manteiga não imagina que não é fácil para as crianças participar deste evento. A boa notícia é que no texto de hoje vamos abordar todos os problemas que podem acontecer com os baixinhos e como resolver cada um deles para deixar os pequenos mais felizes e confortáveis.

Problema #1 – A criança pode achar que entrar na igreja é chato

Solução – Conte uma história para explicar para a criança como a participação dela é especial. Explique às damas e pajens que é um momento muito mágico e que ele e ela terão um papel muito especial neste dia.

É fato que entrar na igreja com tanta gente olhando para a criança pode ser chato, mas faça-a ver um lado mais positivo da situação. Um truque interessante é trazer para este momento elementos divertidos com os quais as crianças se identifiquem. Dessa forma, entrar na igreja não será nada chato. Muito pelo contrário. Algumas sugestões são:

  • colocá-las para entrar em seu carrinho elétrico, com uma boneca com o mesmo vestido que a dama ou com um buquê de marshmallow;
  • colocá-las para entrar com as alianças com maleta prateada e ao som de missão impossível;
  • dar flores para elas distribuírem aos convidados conforme passarem pela passadeira;
  • dar um balão bem colorido para elas entrarem;
  • colocar um adolescente ou um adulto em quem elas confiem para entrar junto com elas.

Uma dica interessante é começar a trabalhar este momento com a criança desde o convite. Ou seja, na hora de convidá-los, dê um presente – pode ser um brinquedo ou pedaços do traje (por exemplo a gravata ou a coroa de flores) – para a criança já ir compreendendo o significado da sua participação, ser inserida neste universo e de uma forma positiva.

Problema #2 – Falta de conforto devido aos trajes

Solução – São os noivos quem escolherão os trajes das crianças. Então, não escolha trajes desconfortáveis. Deixe as crianças usarem tênis, sandálias ou qualquer outro calçado que as permita caminhar, correr e brincar confortavelmente. Se o casamento for num dia quente, escolha um traje bem fluido e fresco. Se o casamento for num dia frio, escolha um traje que as deixe bem quentinhas.

Problema #3 – Controle excessivo dos pais e responsáveis

Solução – É comum que os pais se sintam tão honrados com o convite que pressionem demais a criança para ser damas e pajens. A verdade é que este momento deve ser leve para todos. Realize os ensaios, converse com a criança e faça com que ela seja parte deste momento, mas também deixe-as livre para se divertir bastante. Além disso, se – mesmo com os ensaios e com tudo que foi conversado antes – a criança decidir não entrar, tudo bem. Tenha um plano B na manga para esta situação. Afinal, é melhor a criança não entrar e ficar tranquila do que entrar com pressão e ficar chateada.

Problema #4 – Excesso de responsabilidade

Solução – Dê responsabilidades às damas e pajens de acordo com as suas idades. Se mais velhos, podem guiar os mais novos, levar a aliança e outras tarefas de maior responsabilidade. Os mais novos podem ficar com tarefas mais simples como jogar pétalas pela passadeira ou apenas caminhar.

Dica #bônus

Após a cerimônia, a dica é dar um presente para damas e pajens como forma de agradecimento. Pode ser um livro de atividades, outro brinquedo que eles gostem ou uma guloseima. Além disso, não se esqueça de chamá-los para aproveitar muito a festa na pista de dança com vocês.

Gostou do texto de hoje? Agora que você já sabe como ter damas e pajens felizes na sua cerimônia, que tal ler os outros textos do blog para se aprofundar em outros elementos da organização do casamento?

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu