Com tantos formatos para um casamento disponíveis fica até difícil decidir. Calma que vamos lhe ajudar!

Uma das primeiras tarefas que precisa ser feita pelos noivos é pesquisar pelos vários formatos para um casamento que existem e escolher aquele que mais combina com o casal. Para tomar essa decisão é preciso levar em consideração as características de cada um. Abaixo, listamos todas as opções para lhe ajudar. Confira!

Formato tradicional

Neste caso, há a cerimônia religiosa com a presença de todos os convidados e depois todos se dirigem ao local em que acontecerá o jantar e a festa.

Ideal para: os casais que querem manter a tradição.

Coquetel

Ao invés de um buffet grandioso, muitos noivos optam por oferecem um coquetel aos convidados. Nesse formato, bons drinks e comidas no estilo finger food dão o tom da festa. Engana-se quem pensa que neste formato os convidados comem menos que numa refeição tradicional. As várias opções satisfazem os paladares de uma maneira menos formal, mas igualmente elegante.

Ideal para: quem não quer deixar de oferecer um jantar para os convidados, mas busca uma opção mais enxuta. Esta também é uma ótima opção para quem deseja realizar a cerimônia religiosa e a recepção no mesmo local.

Final da manhã

Um formato muito usado, especialmente na Europa, é casar-se no final da manhã. Dessa forma, após a cerimônia, os noivos oferecem um almoço para os seus convidados. Após o almoço a música e a alegria tomam conta da festa. Em alguns casos, a festa se encerra no período da tarde. Noutros avança noite adentro. Nesse caso, é preciso planejar outra refeição para os convidados mais animados. Outra vantagem desse formato é realizar cerimônia religiosa e recepção no mesmo local.

Ideal para: quem quer aproveitar a luz do Sol para as fotos e fazer uma festa com uma ambientação diferente da noturna.

Pique-nique

Uma forma diferente de oferecer a refeição (almoço ou jantar) para os convidados é optar pelo pique-nique. O próprio nome já sugere um momento agradável ao ar livre e é esta a intenção. Para deixá-lo mais elegante, a dica é usar mesas de madeira, tendas e contratar um bom buffet.

Ideal para: cerimônias que ocorrerão em estações amenas, como outono e primavera.

Mini-wedding

O famoso mini-wedding, ou mini-casamento, ganhou as graças de muitos noivos. Com a proposta de ser um casamento mais intimista, o menor número de convidados permite que os noivos deem mais atenção a todos e tenham a possibilidade de investir em serviços mais caros, seja de buffet, decoração, local ou outros.

Ideal para: quem tem um orçamento mais enxuto, quer uma festa mais intimista e não quer deixar a elegância de lado.

Brunch

Um dos formatos para um casamento que tem sido muito comentado é o brunch. Nele, os noivos se casam pela manhã no cartório e recebem seus convidados em casas de chá, bistrôs ou mesmo em casa para um brunch. Neste local pode ocorrer a cerimônia religiosa e a recepção ou apenas a recepção. Além disso, esse modelo pode ser mais em conta pois tem um número pequeno de convidados e leva pouca ou nenhuma bebida alcóolica – por causa do horário.

Ideal para: quem quer inovar e ter uma recepção pequena.

Destination Wedding

Numa praia, num castelo, numa fazenda, numa montanha, na neve ou numa vinícola. O destination wedding é o formato de casamento que possibilita que o leque de opções para os noivos se amplie e eles possam escolher por qualquer destino – perto ou longe, nacional ou não – para realizar o seu casamento. Por esse motivo, os noivos que optam por este formato não terão um dia ou uma noite de celebração, mas vários.

Ideal para: quem quer proporcionar uma experiência diferente para poucos convidados ou apenas para os noivos.

Com todas estas informações, você já decidiu qual desses formatos para um casamento é o ideal para o seu? Então, é hora de rever o check-list do casamento para sair tudo perfeitamente como planejado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu