Durante a organização do casamento, surgem muitas dúvidas, escolhas para fazer e decisões para tomar. Talvez a dúvida mais recorrente seja em relação às músicas de irão compor a playlist de casamento. Será que tem algum protocolo a ser seguido? Que músicas colocar em cada momento da cerimônia? Dá para ousar um pouco? Será que é melhor colocar DJ ou banda na festa? Para sanar estas e outras dúvidas e lhe ajudar a definir a playlist de casamento perfeita, o texto de hoje é todinho sobre o tema. Confira nossas dicas.

Sobre a playlist de casamento para a cerimônia

Cerimônias que acontecem em templos religiosos são mais rígidas neste sentido. Geralmente, estes locais têm regras para as músicas que podem ou não tocar durante a cerimônia – por exemplo, música erudita, clássica ou instrumental – e isto precisa ser respeitado. Já para cerimônias que acontecem fora dos templos, as regras se diluem e você fica livre para escolher as músicas que preferir.

Para a cerimônia, há duas opções. A primeira é contratar músicos para tocar ao vivo. A formação dependerá do gosto do casal. Pode ser um quarteto de cordas, um duo de violão e violino ou um trio de piano elétrico, violino e violoncello. O importante a atentar-se é que quanto mais músicos, maior o valor e que é obrigatório ter pelo menos um violão ou um piano elétrico pois tais instrumentos são os responsáveis por dar a harmonia para os outros instrumentos. A segunda opção é colocar música eletrônica na cerimônia. Caso você tenha contratado um DJ para tocar durante a festa, pode combinar com ele um adicional para ele mesmo musicar a cerimônia.

Sobre a playlist de casamento para a festa

Para a festa, é importante seguir o gosto dos noivos, mas também dos convidados. Como o importante é ter a pista sempre cheia e animada, é preciso esquecer os preconceitos musicais. Conversando com a equipe responsável pelas músicas do seu casamento, você poderá montar uma playlist de casamento bem bacana que esteja em sintonia com o gosto dos noivos e também consiga cativar os convidados.

Para a festa, há três opções. A primeira é contratar um DJ. Em geral, é a opção mais em conta e versátil. Isso porque se ele perceber que as pessoas estão deixando a pista ou que determinado estilo musical não está agradando, ele pode, rapidamente, mudar e introduzir uma nova música. A segunda opção é contratar uma banda. Pode custar um pouco mais e não ter a mesma versatilidade para atender a demanda dos convidados, mas pode ser responsável por muita animação e agito com a alegria dos componentes da banda. Por fim, a terceira opção é ter ambos na festa. Enquanto a banda descansa, o DJ entra em ação para não deixar a pista desanimar. É importante que essa transição seja muito harmoniosa para que não haja uma quebra que desanime os convidados.

Músicas que são tendência

A música faz a diferença pois é responsável por dar o clima para cada momento. Por exemplo, a entrada dos pais pede uma música mais intimista, a entrada dos noivos precisa passar emoção e já a entrada das daminhas e pajens pede uma música mais descontraída. Separamos algumas sugestões que têm sido muito usadas em playlist de casamento e estão fazendo o maior sucesso.

  • Para a entrada do noivo – versões instrumentais de músicas clássicas de rock (por exemplo, November Rain do Guns N’Roses) ou temas de séries ou filmes que ele goste (por exemplo, Game Of Thrones ou Star Wars).
  • Para a entrada dos pais – dá para trabalhar com músicas do tempo e do gosto deles, como Como é grande o meu amor por você do Roberto Carlos ou dar uma pegada moderna com Paradise do Coldplay.
  • Para a entrada dos padrinhos – é possível usar músicas que remetem à amizade como With a little help from my friends dos Beatles.
  • Para a entrada das daminhas e pajens – a sugestão é usar músicas de filmes infantis como Frozen e Toy Story ou músicas suaves como a do filme Amelie Poulain ou Over the Rainbow.
  • Para a entrada da noiva – não dá para não pensar na marcha nupcial. Para as noivas mais descoladas, é possível usar Pra sonhar do Marcelo Jeneci ou A Thousand Years da Christina Perri.
  • Para a troca das alianças – a sugestão é usar All of me do John Legend, para um momento mais emocionante, ou Pra você guardei o amor do Nando Reis, para um toque de leveza.
  • Saída dos noivo – esse é o momento de parar de chorar de emoção e celebrar o casamento. Para animar, as dicas são The best day of my life do American Authors, Sugar do Maroom 5 ou Marry You do Bruno Mars.

Gostou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

Fechar Menu