Se você trabalha com decoração de ambientes sabe como é importante a iluminação de um espaço. Iluminar os pontos certos é direcionar os olhos para elementos especiais. Além disso, a iluminação dá o tom para o ambiente.

Uma iluminação bem clara é ideal para escritórios e hospitais. Já luzes mais amareladas e mais amenas dão um tom mais confortável e aconchegante para o ambiente. É o mais usado em residências. Com a iluminação do casamento não é diferente.

A luz escolhida para o grande dia pode ser a grande responsável por dar o destaque aos itens desejados e o clima ideal para cada momento do casamento. Confira, no texto de hoje, quais são os cuidados necessários com  iluminação do casamento.

1. A escolha do profissional correto

Geralmente, a iluminação do espaço é dividida entre vários fornecedores: o local da cerimônia e da recepção, o decorador e o DJ. A iluminação do local vai dar uma luz mais geral. Já o DJ e o decorador entram com elementos de iluminação – como os pontos de luz – que ajudam a dar o clima desejado. É importante que todos eles sejam de confiança e que todos eles conversem entre si para entregar a melhor iluminação do casamento.

Além disso, apesar de não ser o fornecedor deste item, o fotógrafo será um dos profissionais mais interessados na iluminação. Afinal, a fotografia é a arte de desenhar com a luz. Uma boa iluminação é fundamental para que eles possam fazer um trabalho excelente. É interessante pegar umas dicas com ele também para que a luz do grande dia seja perfeita.

2. O aproveitamento da luz natural

Não tem jeito. A melhor luz é a luz natural. Por isso, se você vai casar ao ar livre ou num ambiente que permita a entrada de luz natural, use isso ao seu favor. Posicione a cerimônia, noivos e padrinhos de forma que aproveite a luz para as fotos ficarem lindas e para os convidados verem bem a cerimônia.

3. Recursos de iluminação decorativa

Alguns recursos de iluminação não servem para iluminar o local, mas sim para decorar e ajudar a dar o clima desejado. É o caso de letras iluminadas, cortina de pisca-pisca e de velas. Eles ficam lindos na decoração e trazem um charme muito especial. No entanto, devem ser usados com cuidado para não deixar o ambiente muito escuro e atrapalhar a locomoção dos convidados e o trabalho dos fotógrafos.

4. Cuidado com as luzes coloridas

As luzes coloridas são especialmente usadas em festas de 15 anos e formaturas pois dão um efeito mais balada e mais divertido para a festa. Para casamento, o ideal é não usar muitas luzes coloridas na cerimônia e na recepção para não dar uma tonalidade diferente para a pele das pessoas e para o vestido branco da noiva.

5. Abuse na pista de dança

A pista de dança por outro lado, é o lugar perfeito para abusar um pouco mais das luzes e das cores delas. Um recurso muito bom para a iluminação da pista – além dos canhões e pontos de luz – são os robôs iluminados de LED. Além de divertir os convidados, eles são um efeito visual muito bom para a iluminação do casamento. Os telões de LED também são um recurso interessante. Eles podem transmitir a imagem dos próprios convidados, fotos dos noivos e iluminar a pista de um jeito diferente. Por fim, um recurso muito usado e que está fazendo muito sucesso nas pistas de dança de festas de casamento é a pista de LED. O fato de a luz vir de baixo, já é inusitado por si só e deixa a pista de dança muito animada. 

6. Lustres

Outro recurso de iluminação que está super em alta é o lustre. Eles podem ser posicionados em cima da mesa de doces para dar um ar mais clássico e para destacar a mesa. Eles iluminam e decoram ao mesmo tempo. Para um ar mais moderno, é possível envolvê-los com voal, para um ar mais rústico, eles podem trazer tecidos em volta deles ou serem substituídos por lanternas ou gaiolas.

Gostou de saber mais sobre a iluminação do casamento? Ela influencia diretamente a decoração da festa. Afinal, uma boa iluminação pode enaltecer ou destruir o trabalho do decorador.

Por isso, a nossa dica é que você leia agora mais sobre os 6 estilos de decoração para casamento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu