Maio chegou e com ele muitos casamentos. Já faz tempo que esse mês é o considerado o mês das noivas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mês preferido dos casais brasileiros é dezembro. Seguido de outubro e novembro. Por outro lado, Maio segue sendo o mês preferido dos casais mais tradicionais para a realização do grande dia. Você sabe por que o quinto mês do ano ganhou a fama de ser o mês das noivas? Elaboramos o texto de hoje para lhe contar. Confira!

Afinal, por que Maio é o mês das noivas?

Há duas explicações possíveis. A primeira delas é que a tradição veio do hemisfério norte, onde Maio é o último mês da primavera, ou seja, é quando ela atinge o seu auge e as flores estão ainda mais belas e desabrochadas. Flores assim e o clima com temperatura mais amena compõe um excelente cenário para a realização de um casamento. Como a primavera remete a flores e a muitos outros elementos que representam a feminilidade, Maio passou a ser o mês das noivas.

A segunda explicação é que Maio já é o mês das mães e de Maria, mãe de Jesus. Dessa forma, esse seria um bom mês a ser comemorado pelas noivas para desejar-lhes boa sorte na nova fase da vida já que, pela tradição, após o matrimônio, o casal iniciaria a sua família e a mulher se tornaria mãe.

Quais são as tendências atuais?

Apesar de Maio ser considerado o mês das noivas por muito tempo, ele vem perdendo a sua força. Embora os casais mais tradicionais o escolham para a realização do grande dia, cada vez mais noivos têm deixado a tradição de lado para optar por outros meses. Por exemplo:

  • Dezembro pois é quando as pessoas recebem o décimo terceiro salário. Isso ajuda tanto os noivos a pagarem as despesas da cerimônia como os convidados que precisam comprar presentes e, eventualmente, uma roupa ou acessório para a festa.
  • Janeiro também é um mês queridinho dos casais brasileiros. Além de estar perto da época do décimo terceiro salário, janeiro é um mês famoso pelas férias. A correria de final de ano já passou e as pessoas tendem a estar mais descansadas. Dessa forma, os convidados têm maior disponibilidade de participar da celebração, especialmente se ela for em outra localidade.
  • Junho por ser o mês dos namorados no Brasil.
  • Setembro, como é o mês que marca o início da primavera no hemisfério sul, e outubro, como apresenta o clima primaveril, são meses queridinhos de muitos noivos. São os mais procurados aqui, na Casa Sales.
  • Novembro também não fica atrás e é o preferido, especialmente, dos casais que pretendem fazer um destination wedding e se casar na praia. Como novembro possue três feriados (para os estados que adotam o feriado da Consiência Negra), muitos noivos optam por casar perto de um deles para que os convidados tenham facilidade para conseguir dispensa no trabalho e participar da celebração.

Além disso, outros meses ganham destaque por ser o mês em que os noivos se conheceram ou começaram a namorar ou por ser a época de determinada flor.

Como funciona em outros países

Maio é famoso por ser o mês das noivas em diversas localidades. No entanto, assim como no Brasil, há casais que optam por outros meses. Confira abaixo quais meses são os queridinhos dos noivos de outros países.

  • Fevereiro é o mês dos namorados em outros países, o que os leva a preferir Fevereiro para suas celebrações.
  • Junho é o mês dos namorados no Brasil. Já os ingleses gostam deste mês pois era quando – na Antiguidade – os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos.

 Gostou de saber mais sobre o mês das noivas? Já decidiu em qual mês será celebrado o seu grande dia? Siga lendo sobre o tema com o texto Como não perder a data sonhada para o seu casamento?

Deixe uma resposta

Fechar Menu