Na hora de escolher a data do grande dia, muitos casais consideram a opção de casar-se num feriado. Será que esta é, de fato, a melhor opção? A verdade é que existem vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas pelo casal para tomar a melhor decisão. Para dar aquela ajuda, no texto de hoje vamos listar os prós e contras de um casamento no feriado. Confira!

As vantagens do casamento no feriado

1. É a melhor opção para os convidados que viajarão.

Muitos casais têm famílias e amigos que moram em outras cidades. Para estes convidados, é mais fácil participar de um casamento no feriado. Nós sabemos que nem sempre é descomplicado conseguir uns dias de folga no trabalho para fazer uma viagem. Por isso, o casar no feriado aumenta as chances dos convidados que precisam viajar conseguirem dispensa no trabalho para poder comparecer no seu grande dia.

2. Pode ser mais barato

Dependendo do tipo de feriado e em que dia na semana ele acontece, pode ser que seja um período de baixa. Ou seja, num período no qual poucas pessoas casam. Nestes períodos, os fornecedores têm uma demanda baixa e podem negociar preços mais acessíveis.

3. Pode ser mais fácil contratar os fornecedores

Como o casamento no feriado pode se tratar de um período de baixa, pode ser mais fácil conseguir agenda dos fornecedores que você deseja.

4. É possível prolongar a festa de casamento

Dependendo do dia da semana em que o feriado ocorre, é possível emendá-lo com um final de semana e, então, prolongar a festa de casamento. Por exemplo, fazer um dia da festa de casamento e um almoço com os convidados no dia seguinte. Ou fazer um “esquenta” no dia anterior ao dia da festa e assim por diante.

5. Ideal para destination wedding

Justamente pelos motivos que comentamos nos itens 1 e 4, o casamento no feriado é perfeito para quem sonha em fazer um destination wedding. Vai ser possível tanto os noivos como os convidados conseguirem viajar e aproveitar mais dias de celebração.

As desvantagens do casamento no feriado

1. Trânsito

Como é feriado, pode ser que mais pessoas – além de vocês e seus convidados – decidam sair de casa neste dia. O resultado pode ser um dia de trânsito mais intenso. A solução é sair de casa ou do salão com antecedência e orientar os convidados a fazerem o mesmo. Outra opção é que a noiva se arrume no local da cerimônia.

2. Maior quebra no número de convidados

Para aproveitar o feriado, pode ser que alguns convidados já tenham planos de viagens ou outros compromissos e não compareçam ao seu casamento. Para evitar uma quebra maior no número de convidados, uma sugestão é enviar um save the date com bastante antecedência. Dessa forma, é possível se programar para participar do seu grande dia. 

3. Pode ser caro para os convidados

Neste item, tudo depende da cidade onde o casamento vai acontecer. Em cidades turísticas ou em praias, os valores de hospedagem, passagem e alimentação podem ficar elevados nos feriados e isto pode ser um problema para os convidados que viajarão para participar no seu grande dia.

4. É importante ter a religião em conta

Caso o seu casamento tenha a cerimônia religiosa, é importante verificar se o feriado em questão não conflita com alguma data importante para a religião. A Páscoa, o Natal, Finados e o Dia de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, são datas que não costumam ser relacionadas a casamentos para a igreja católica.


Gostou do texto de hoje? Agora que você está munido de informações para tomar a decisão sobre se é vantajoso fazer um casamento no feriado, confira o texto que escrevemos sobre como organizar o mini wedding dos sonhos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu