O planejamento financeiro de um casamento é um tema delicado para muitos casais, mas é extremamente importante para o sucesso da festa e do casamento em si. Muitos querem só viver o sonho sem pensar na parte financeira e burocrática que isso envolve. A consequência disso pode ser uma vida a dois que já começa com dívidas e, claro, preocupações. Independentemente do formato ou do estilo do casamento, todo casal precisa ter este planejamento.

Se a preocupação é que essa tarefa seja muito difícil ou estressante, vamos lhe mostrar que a verdade é que o planejamento financeiro do casamento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Ele pode ser tão leve quanto o grande dia. Basta uma pitada de paciência e uma boa dose de organização. Como o foco deste blog é ajudar as noivinhas e noivinhos a organizar o seu casamento, hoje vamos lhe trazer um passo a passo que vai ajudar com esta etapa tão importante do grande dia. Confira!

O passo a passo do planejamento financeiro de um casamento

Confira abaixo todas as etapas que o casal precisará percorrer para montar um planejamento financeiro e não deixar que o pesadelo das contas atrapalhe o sonho do casamento.

1. Crie uma planilha compartilhada

Não se preocupe se você não é o super gênio do Excel. Vocês podem usar apenas as funções básicas do software. O importante é que ambos tenham acesso ao documento para que possam cadastrar receitas, despesas e atualizar a planilha. Além disso, se vocês não são exatamente um casal digital, podem montar esta planilha no papel mesmo. Uma cartolina em que ambos escrevam todos os detalhes das finanças relacionadas ao casamento já os ajudará bastante.

2. Juntar ou separar as finanças?

É importante lembrar que é uma opção do casal juntar suas finanças ou não. Há quem prefira ter conta conjunta ou quem queira dividir todas as contas proporcionalmente de acordo com a renda de cada um. Cada casal deve criar a sua própria dinâmica, mas é importante que haja diálogo sobre o tema para que não haja surpresas ou mal entendido posteriormente.

3. Defina as receitas

As receitas do casamento podem vir de diversas formas: do casal, de apenas um deles, dos pais ou de presentes de amigos e familiares. Outra opção é que a receita seja composta por duas destas fontes ou pelas três. Por exemplo, o casal pagará uma parte da festa e os pais outra e assim por diante. Anote na sua planilha de planejamento financeiro quando vocês receberão cada receita para saberem quanto terão em cada mês. Dessa forma, vocês saberão quando podem negociar pagamento com determinado fornecedor.

4. Detalhe os gastos mensais

Há várias formas de negociar o pagamento com os fornecedores. Por exemplo, parcelado até às vésperas do grande dia, uma parte da assinatura do contrato e a outra parte perto do dia do casamento e etc. Independentemente da forma de pagamento que vocês combinarem com cada fornecedor, anote as parcelas mensais fixas e também aquelas que só cairão em determinados meses para que tenham uma visão de em quais meses precisarão realizar determinados pagamentos.

Além disso, os casais que já moram juntos e decidiram dividir os gastos com moradia, precisam tomar cuidado para não misturar as contas e acabar comprometendo um dos orçamentos. Por exemplo, gastar demais no casamento e deixar faltar para moradia.

5. Defina o orçamento do casamento

Defina quanto vocês disponibilizarão para o casamento em si e para cada item relacionado a ele.

6. Previsão de gastos futuros

Faça uma previsão de quanto custará cada item do casamento para conseguir prever os gastos futuros. Deixe uma reserva para imprevistos. Eles sempre acontecem e, sem este planejamento, pode trazer muita frustração. Lembre-se de incluir os gastos com moradia e lua de mel também.

7. Anote todos os gastos do casamento

A medida que os gastos forem acontecendo, anote-os para monitorá-los.

Gostou do texto de hoje? Para lhe ajudar com este planejamento financeiro, leia o texto Orçamento da festa de casamento para descobrir o que levar em conta para fazer o orçamento, quais são os gastos mais comum, quais são aqueles que todo mundo esquece de colocar na planilha e qual é a porcentagem que cada item do casamento vai representar no seu orçamento. Boa leitura!

Deixe uma resposta

Fechar Menu