A preocupação com a sustentabilidade está crescendo no país. A palavra ganha força a cada dia e está presente no dia a dia de muitas casas. Além de colocar essa ideologia em prática na nossa rotina, é possível estendê-la para o dia mais importante da vida de um casal: o dia do casamento.

Para noivos que têm essa preocupação, no texto de hoje, vamos dar dicas de como fazer um casamento sustentável. Confira!

O que é um casamento sustentável?

Também chamado de eco wedding, o casamento sustentável tem o objetivo de fazer mais com menos. Ou seja, ter um resultado lindo, mas usando o mínimo de recursos possível. Além disso, é uma preocupação de que a festa de casamento não gere um impacto negativo no meio ambiente.

Como aplicar o conceito de casamento sustentável?

Confira algumas ideias de como aplicar o conceito de casamento sustentável abaixo.

1. Reaproveite os objetos de decoração

Se os noivos ou familiares próximos tiverem alguns objetos de decoração interessantes – como livros, malas, quadros e arranjos -, eles podem ser usados na decoração do evento. Um item a menos para ser comprado e produzido do zero. Além disso, pallets, caixotes de feiras, latas, garrafas e vidro e outros objetos podem ser pintados e usados como parte da decoração. 

2. Mini arranjos

As flores ficam lindas, mas sabemos que murcham, e no dia seguinte, viram lixo. Para minimizar, ao invés de flores, é possível ter mini arranjos nas mesas dos convidados, que podem virar lembrancinhas.

Outra opção, é, se usar as flores, encaminhar esse material orgânico para projetos de compostagem ao invés de enviar para o lixo comum que vai parar em aterros sanitários.

3. Luz natural

Para minimizar o uso de energia elétrica, é interessante fazer o casamento de dia para aproveitar a luz natural. Outra opção é usar as velas para iluminar o ambiente.

4. Menos plástico

Um casamento sustentável minimiza o uso do plástico. Dessa forma, copos de vidro, por exemplo, são uma boa opção. Além disso, para que os convidados não troquem ou percam seus copos e precisem pegar novos copos que deverão ser lavados várias vezes, você pode oferecer marcadores de copos para que eles escrevam seus nomes nos mesmos. 

5. Alianças recicladas

As alianças podem ser feitas a partir de metais reciclados.

6. Trajes alugados ou customizados

Os trajes alugados poderão ser usados mais vezes por outras pessoas. Dessa forma, novos vestidos com mais tecido não precisarão ser produzidos. Outra opção, é procurar em brechós ou no armário da sua avó um vestido de noiva ou um vestido branco que possa ser usado, ajustado e/ou customizado para você.

7. Alternativas para o convite de papel

Use a Internet para enviar o convite aos seus convidados e diminua o uso de papel. Outra opção, é imprimir convites só para os convidados que não tem muita afinidade com o digital ou imprimir em papel reciclado ou papel semente. Além de usar materiais como a juta e o barbante, ao invés do envelope de papel, para embalar o convite.

8. Carona entre os convidados

Incentive que os convidados compartilhem espaços vazios em seus carros para oferecer carona a outros convidados.

9. Fique de olho no buffet

Confira qual é a forma que o buffet usa para descartar os restos de alimento. Se for possível encontrar um buffet que aproveite cascas e outras partes dos ingredientes que geralmente são jogadas no lixo, perfeito. Se não, um buffet que use alimentos orgânicos e que não usam agrotóxicos, já está em sintonia com o conceito de casamento sustentável. 

Como você pode observar, para colocar um casamento sustentável em prática, é preciso contar com a ajuda de fornecedores em sintonia com essa ideia. Por isso, nossa dica é que você siga a leitura com este texto que fala sobre como acertar na escolha dos fornecedores de casamento. Confira!

Deixe uma resposta

Fechar Menu