O final de ano é um período recheado de festas. Familiares, amigos e, também os colegas de trabalho querem celebrar o ano que passou. No trabalho, o foco é reconhecer o esforço que a equipe teve, celebrar em equipe, integrar os colaboradores e renovar as energias para o ano que se inicia. Para isso, nada melhor que a boa e velha festa de final de ano da empresa.

Confira abaixo algumas dicas para organizar uma sem complicações.

1. Elabore atrações especiais

Para que os colaboradores tenham vontade de ir para a festa de final de ano e se divertir muito, nada melhor do que atrações especiais. Neste tópico, vale avaliar o perfil dos colaboradores para identificar quais seriam as atrações que mais combinariam com eles.

Outro fator que pode influenciar muito na escolha das atrações é se haverá a presença da família dos colaboradores ou não. Por exemplo, para uma startup com muitos talentos geeks, uma festa com vídeo games e fliperamas pode fazer todo o sentido.

Já para uma empresa com maioria de colaboradores jovens, bandas ou DJs podem fazer toda a diferença. Já para festas cujos colaboradores levarão família e filhos, a visita do Papai Noel pode encantar as crianças.

2. Conte com a participação dos colaboradores

Além disso, até para incrementar as atrações da festa, você pode contar com os próprios colaboradores. Se um deles tem um talento especial – por exemplo cantar, dançar, fazer imitações ou desenhos -, ele pode participar da festa de final de ano.

3. Faça sorteios

Uma dica que sempre faz o maior sucesso na festa de final de ano é a realização de sorteios. Quem não gosta de ganhar um presente, não é mesmo? O sorteio envolve e deixa todos na maior expectativa. Uma sugestão interessante é fazer o sorteio por meio de um bingo para animar ainda mais o pessoal.

4. Faça distribuição de brindes

Por outro lado, há empresas que preferem não sortear pois, neste caso, apenas alguns colaboradores ganhariam presentes. Para esta situação você pode fazer apenas uma distribuição de brindes. Você pode bolar um kit ou um brinde que todos os colaboradores gostariam de ganhar.

Pode ser algo que combine com eles, com o trabalho deles ou com o período de final de ano. Alguns exemplos são, calendário, agenda, planner, guarda sol, mochila, squeeze e muito mais. Tudo depende da verba que você disponibilizar para este fim.

Outra opção, é combinar os tópicos 3 e 4. Ou seja, distribuir brindes para todos os colaboradores, mas também fazer o sorteio para não deixar de ter a brincadeira.

5. Faça premiações

As premiações também são muito comuns em festa de final de ano. Elas são um ótimo instrumento para reconhecer perante todos os colaboradores – e familiares, se eles forem convidados – o trabalho e empenho de certos colaboradores que se destacaram. O único cuidado que deve ser tomado é ser justo nas premiações. Ou seja, não premiar um colaborador que não se empenha tanto, por exemplo, e não premiar um que trabalha por dois, em alguns casos. Para isso, tudo precisa estar muito alinhado com os gestores das equipes.

Uma outra opção é fazer uma premiação mais descontraída. Neste caso, ao invés de ter os colaboradores destaque, a empresa pode elaborar categorias como o mais bem vestido, o mais engraçado, o que é pau para toda obra, a melhor fantasia – no caso de uma festa a fantasia – e muito mais. Neste cenário, os próprios colaboradores poderão votar nos seus preferidos e participar da premiação, ainda que não sejam os premiados. É uma ótima forma de aproveitar a festa de final de ano para integrar a equipe de uma forma mais leve.

6. Buffet

Por fim, a festa de final de ano não pode deixar de ter um espaço adequado com estrutura de banheiro, cozinha e estacionamento para receber bem toda a empresa. Confira todas as comodidades oferecidas pelo buffet da Casa Sales.

Se você gostou deste conteúdo sobre a tradicional festa de final de ano da empresa, também vai gostar de ler um pouco sobre Como organizar um evento empresarial.

Deixe uma resposta

Fechar Menu